sexta-feira, 21 de maio de 2010

Esperança…

Nome ideal para dar às crianças de Lichinga… Esperança…

Este post é dedicado uma das Esperanças desta terra…Esta criança deve ter uns 8 ou 9 anos, não sabe falar Português, só fala num dos dialectos falados aqui em Lichinga…
Não anda na escola porque a mãe diz que não tem dinheiro para poder suportar a instrução dos filhos!


Esta família mora numa palhota perto da Escolinha onde estou a trabalhar. Na quinta-feira passada, dia 13, a Esperança aparece na Escolinha com uma brutal queimadura na perna, cerca de 15 cm, para ser tratada. Tinha sido feita com chima acabada de fazer. Chima é a base da alimentação das pessoas de cá. Fica tipo puré mas é farinha fervida em água com sal.





Pronto… Lá apareceu para nós, como somos brancas, a tratarmos. Pois, apesar de termos poucos recursos, sempre temos mais do que as pessoas daqui, inclusive do que o hospital… pois tratam a queimaduras só com tintura de iodo.


Limpámos a ferida com soro fisiológico e pusemos biafine. Depois, como a poeira aqui é imensa, resolvemos tapar com gaze, para proteger um pouco a ferida. No dia seguinte é que foi complicado tirar a gaze… por mais soro que puséssemos não a conseguíamos descolar… Ainda arrancámos um bocado de pele apesar dos 30 minutos de luta… 


Neste dia a Esperança fartou-se de chorar e de se agarrar com todas as forças à Assiato (titia da Escolinha que foi connosco para fazer a tradução para português). Para que estas crianças chorem é preciso ser algo mesmo muito doloroso… Estas crianças são mesmo muito fortes. Se fosse uma criança portuguesa já tinha desmaiado com dores ou até mesmo de ver o tratamento! Estas crianças são mesmo uma força da natureza. Para sobreviverem nestas condições têm que ser super corajosas...



 
A partir desse dia nunca mais tapámos a ferida tem ficado ao ar e até temos notado bastantes melhoras… Temos ido todos os dias a casa da miúda e já lá vai uma semana. Agora a pele que estava queimada começou a cair, tornando ainda maior a ferida.


 (Os miudos que todos os dias estão à nossa espera para verem o tratamento à Esperança...)




quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma semaninha de férias… Pemba… Saudades!


Após uma grande interrupção de novos posts no blog aqui vai um sobre as nossas ferias maravilhosas em Pemba! Como aqui chega tudo tarde, as férias da Páscoa também são 2 semanas depois da Páscoa e foi nessa altura que nós resolvemos ir até à 3ª maior baia do mundo!
 
Saímos de Lichinga no Sábado de manhã rumo a Nampula onde passámos uma noite. (de volta à civilização… Nunca pensei que me fosse fazer tanta diferença estar novamente num meio um pouco mais evoluído) e depois lá fomos nós de autocarro (8h de viagem)...
 
No Domingo, quando chegámos, eu e a Ana quisemos logo experimentar o mar de Pemba… O pior é que a praia estava cheia cheia cheia de gente…Tudo vestido e calçado (se for preciso passam os dias descalços mas na praia, o belo do chinelo não podia faltar…). Ninguém tinha toalha de praia além de nós as 2. Fomos tomar 1a banhoca… sempre com medo para não nos roubarem as coisas… Mas nós éramos as UNICAS de bikini… Toda a gente que ia ao mar ia totalmente vestida! Pronto… Tivemos 5 min na praia e viemos embora!

 (O verdadeiro moçambicano (com 1 dente a menos para quem não sabe...))

Nos outros dias, tudo super tranquilo… não se passava nada! Lá fomos fazer o reconhecimento da cidade e parámos no Pemba Beach Hotel onde tirámos 1as belas fotos…

 
 (Só a piscina...)
 
Fomos visitar o Bairro do Pakite (bairro mais antigo de Pemba) e como os nossos amiguinhos são de lá tivemos direito a beber 1a água de coco do nosso amigo Ali. 


 (O nosso trepador de coqueiros...)


 (Eu a tentar partir o coco... Sem grande sucesso!)




 (Nós e os pirralhos... Assim que viram as brancas vieram logo a correr...)

Fomos fazer snorkling e ver os golfinhos da baia… Super lindos! Andavam sempre de volta do nosso barco! Adorei!




Eu e a Ana resolvemos ir conhecer o Bush Camp… Uma espécie de eco resort no meio do nada mas com umas construções e paisagens fantásticas! O pior foi mesmo na 2ª noite quando tivemos uma visitinha…Um macaco resolveu ir acordarmos… Isso é que nós tivemos medo… eheheheh Ficou pá história! Lá aproveitámos mm para descansar e para fazer algumas actividades... Canoagem... Banho de Matope (lama).... Tiro ao alvo... Boias...etc..





 (O nosso quarto, onde apareceu o dito macaco!)


 (O lindo pôr do sol...)

Passados 2 dias lá regressámos para a praia do Wimbe (Pemba) e depois para Nampula (após 9 h num autocarro super manhoso e a atolado! Sempre que autocarro parava surgiam do nada mais de 10 miúdos a tentar vender tudo e mais alguma coisa…) onde passámos 1ª noite antes de regressar para Lichinga.