quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matacanha…

Para quem não sabe, a matacanha é uma pulga que geralmente se aloja nas mãos e nos pés quando os cuidados de higiene são poucos… Esta pulga quando rebenta espalha os ovos que se vão transformar em novas matacanhas… Eis um desses bichinhos…


Na semana passada fizemos o “rastreio” às doenças que os nossos alunos tinham… (Matacanhas, Tinha, Sarna, Piolhos, etc.) Pedimos ajuda ao Titia Ana para tratar dos miúdos e lá andou ela armada em enfermeira…J

Na minha sala havia poucos alunos com doenças (só 4 com tinha, uma com piolhos e outro com matacanhas – o Elísio).

O Elísio é uma criança que mora com dois irmãos (o mais velho também é meu aluno – foi o que regrediu da 7ª classe para a 2ª) e com a mãe (que é maluca…). Todos os dias o Elísio, o Luís e o Filipe tomam banho na Escolinha e vestem roupa lavada.

Hoje o Elísio já tinha novamente matacanhas (7). O miúdo mal conseguia andar… Lá foi outra vez a Titia Ana, depois de lhe cortar as unhas com um x-acto, tirar as matacanhas… É com uma agulha, que se começa a tirar a pele até encontrar uma bolinha branca que é a tal pulga. Quanto mais tempo ela estiver no nosso corpo, mais se vai alimentando, maior se torna e mais difícil é de tirar…

Geralmente estas crianças nunca choram com dor… Mas hoje o Elísio não resistiu na ultima matacanha largou-se a chorar… Se fosse em Portugal, mal os garotos vissem a agulha começavam logo aos berros… Estes miúdo são mesmo fortes…

Deixo só uma foto porque são más demais…

5 comentários:

  1. Miga já vi bues fotos tuas e não te vejo com a cabeça tapada!
    sua inconsciente é preciso ir aí dar-te porrada????
    kd xegares nem me xego ao pé de ti!!!! rrrrr

    ih ih

    Marta

    ResponderEliminar
  2. Ja estou com soudades tuas!Alias estamos todos com muitas souldades.
    Lembraste de mim?Sou a Andreia a tua aluna de Carvide.

    beijinhos e volta depresa!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ha ja me ia esquecendo como e que os meninos ai falam?

    ResponderEliminar
  4. Eu vivi muitos anos em África e também tive matacanha no pé. O meu marido, em viagem de lua-de-mel a S. Tomé e Príncipe também apanhou uma no pé.Não acho que seja por falta de higiene porque tomava banho todos os dias.
    Mas, andando de chinelos de enfiar é muito natural apanhar.
    Teresa

    ResponderEliminar