Nome ideal para dar às crianças de Lichinga… Esperança…
Este post é dedicado uma das Esperanças desta terra…Esta criança deve ter uns 8 ou 9 anos, não sabe falar Português, só fala num dos dialectos falados aqui em Lichinga…
Não anda na escola porque a mãe diz que não tem dinheiro para poder suportar a instrução dos filhos!
Esta família mora numa palhota perto da Escolinha onde estou a trabalhar. Na quinta-feira passada, dia 13, a Esperança aparece na Escolinha com uma brutal queimadura na perna, cerca de 15 cm , para ser tratada. Tinha sido feita com chima acabada de fazer. Chima é a base da alimentação das pessoas de cá. Fica tipo puré mas é farinha fervida em água com sal.
Pronto… Lá apareceu para nós, como somos brancas, a tratarmos. Pois, apesar de termos poucos recursos, sempre temos mais do que as pessoas daqui, inclusive do que o hospital… pois tratam a queimaduras só com tintura de iodo.
Limpámos a ferida com soro fisiológico e pusemos biafine. Depois, como a poeira aqui é imensa, resolvemos tapar com gaze, para proteger um pouco a ferida. No dia seguinte é que foi complicado tirar a gaze… por mais soro que puséssemos não a conseguíamos descolar… Ainda arrancámos um bocado de pele apesar dos 30 minutos de luta…
Neste dia a Esperança fartou-se de chorar e de se agarrar com todas as forças à Assiato (titia da Escolinha que foi connosco para fazer a tradução para português). Para que estas crianças chorem é preciso ser algo mesmo muito doloroso… Estas crianças são mesmo muito fortes. Se fosse uma criança portuguesa já tinha desmaiado com dores ou até mesmo de ver o tratamento! Estas crianças são mesmo uma força da natureza. Para sobreviverem nestas condições têm que ser super corajosas...
A partir desse dia nunca mais tapámos a ferida tem ficado ao ar e até temos notado bastantes melhoras… Temos ido todos os dias a casa da miúda e já lá vai uma semana. Agora a pele que estava queimada começou a cair, tornando ainda maior a ferida.
(Os miudos que todos os dias estão à nossa espera para verem o tratamento à Esperança...)
ola Rita.
ResponderEliminarvi as fotos no Facebook, mas ler o teu depoimento, deixou-me parvo...eu estava a ler em voz alta, para a minha mae tb ouvir, pois bem, por muito que tentassemos não contivemos algumas lagrimas...e força que queriamos te dar...por seres assim tão fantastica como pessoa! adoro a tua luta, essa coragem...e tudo de bom que representas para essas crianças!
bjos grandes do
emanuel e Amália (mae)
Grande Rita =) Como está a ferida agora? Sarou bem? Bjnh
ResponderEliminarSe fosse eu já tinha desmaiado com muitas dores mas já percebi que as crianças dai , tal como a Esperança são muito corajosas! Beijinhos da Ritinha*.*
ResponderEliminar