quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quero agradecer desde já a colaboração e o apoio neste nosso projecto "Esperança"! Vamos conseguir ajudar estas crianças...

Peço é que, quando fizerem a transferencia bancária, no descritivo coloquem o vosso nome. Já tenho 2 transferencias que não sei de quem são e gostava de poder agradecer a quem apoia esta iniciativa!
Obrigada a todos!

domingo, 20 de junho de 2010

Um pedido de ajuda para a Esperança...


A Esperança é uma criança que mora a 100 metros da Escolinha onde estamos a fazer voluntariado. Ela apareceu nas nossas vidas por uma razão um pouco triste, sofreu uma queimadura gigantesca na perna com chima a ferver (base da alimentação de cá – farinha cozida e sal). Em vez de ir para o hospital, onde o único recurso que têm para as queimaduras é tintura de iodo, foi ter connosco à Escolinha (como somos brancas sempre devemos ter mais alguns medicamentos). E foi assim que passámos a conhecer a Esperança e os 3 irmãos. Todos os dias vamos a casa dela fazer o curativo e já está bastante melhor!



Agora deparamo-nos com outro dilema… A Esperança e os irmãos, que têm idade para frequentar a escola, só não o fazem porque a mãe não tem possibilidades de sustentar 4 filhos a estudar, muitas vezes nem para os alimentar.




Agora o nosso objectivo para estas crianças é, antes de regressarmos a Portugal, deixar o próximo ano lectivo pago para estes 4 irmãos poderem aprender a ler e escrever… Uma criança do Bairro (caso destes irmãos) para frequentar a Escolinha paga 250 meticais mensais (equivalente a 6 euros) que também inclui matabicho (lanche da manhã), almoço e lanche da tarde. Sendo 4 irmão a 250 meticais cada durante 16 meses (vão entrar já para a Escolinha para garantir lugar para o próximo ano) dá cerca 16000 meticais, ou seja 370 euros. Com este valor podemos garantir o estudo destas 4 crianças durante cerca de um ano e meio. Todos aqueles que queiram colaborar connosco, a ajuda é bem-vinda e agradecemos desde já todo o apoio! Como este é um projecto nosso...Independente do projecto onde estamos inseridas, o contributo terá que ser feito para as nossas contas pessoais. Assim deixo o meu NIB para quem quiser colaborar  connosco  0035 0393 0009 6707 5008 9. Nós responsabilizamo-nos em fazer chegar as ajudas às devidas pessoas. Muito Obrigada!

sábado, 5 de junho de 2010

Um encomenda.... =)


Ontem chegou a encomenda que a minha mãe me tinha enviado na outra semana! Convém dizer que é o momento alto do dia…


Quando se chega da Escolinha (cheias de fome…) e temos uma caixa à nossa espera é a animação total… E nem mesmo o almoço prontinho em cima da mesa nos faz demover de abrir a caixa… =)



Adorei esta ultima encomenda… O pormenor dos post it’s a identificar quem é que tinha oferecido o quê… Achei o máximo!!



Aproveito pa agradecer aos meus paizinhos que me enviaram a caixinha com mooontes de coisas boas (gomas, pastilhas, kinder delice, bolachas, cereais, etc…), pa mim e pós meninos, à mha avó que me enviou um queijinho mesmo dos que eu gosto, presunto e umas farinheiras; a minha maninha que me enviou um sabonete super original, gominhas e uns livros pós meus meninos, a Fernanda do café que me ofereceu uma caixa de Trident senses, a Ermelinda que me enviou uns chocolates pós miúdos, a minha madrinha Maria que me enviou dinheiro e claro… os meus priminhos que me enviaram 1 kg de gomas… eheheheh

Adorei a encomenda!! =)
Hoje ao jantar já aproveitámos para desfrutar do recheio da caixinha... Hmm =)



Portanto já sabem… Se me querem ver feliz, enviem-me encomendas… eheheh

Criança Oyhê…. Oyhê!

Aqui em Lichinga o dia 1 de Junho é vivido e aproveitado ao máximo.
As crianças anseiam durante o ano todo para que chegue este dia! Neste dia vestem as melhores roupas que têm… Anda tudo louco à procura de roupa nova para os filhotes. 


 (A bela da etiqueta no vestido novo da Mika)


Claro que o que elas procuram são roupas cheias de brilhantes, cetins, folhos, rendas… Ou seja as roupas mais feinhas que podem imaginar! Os miúdos vestem fatos completos, alguns acetinados, convém dizer, e gravatinha a condizer. As miúdas vestem vestidinhos brancos com folhos (tipo os da 1ª comunhão) ou algo parecido.


 Na Escolinha também festejámos o dia da criança com uma festinha para apresentar aos pais. Depois da apresentação das canções os miúdos foram almoçar e no final receberam uma prendinha. Quem tinha mais necessidades (os filhos dos trabalhadores da machamba) receberam umas roupas, umas sandálias e um brinquedinho. As restantes crianças receberam um brinquedo melhorzinho. 



 (A actuação dos meus miúdos...)



Adoraram este dia… Depois das prendas, eu a querer pedir-lhes que formassem uma fila para receberem o sorvete mas qual quê… Mal me ligavam… Andavam loucos com as prendas novas! Tenho deles que dizem o que gostaram mais foi a caneta! (Uma simples esferográfica azul, tipo as da Bic). Como é possível eles se contentarem com tão pouco!





Resolvemos oferecer um saquinho de pipocas e um sorvete a cada criança. A maior parte delas nunca tinha provado sorvetes e nem sabiam como é que comiam…Daí fazerem perguntas brilhantes como “Titia, posso comer isto?” ou melhor ainda “Titia o cone também se come?” Foi lindo.



Foi um dia cansativo mas valeu a pena por ver a alegria destas crianças…

Só um pormenor interessante... "Titia.. tu tás a usar meias de vidro..." eheheh Todos queriam tocar nas minhas meias.. =)



Da parte da tarde eu e a Ana fomos dar uma voltinha por Lichinga! O jardim à frente da nossa casa estava REPLETO de criançada e adolescentes com cestas de piquenique… Mas completamente autónomos, qual adulto a vigiar e orientar qual quê… É o dia deles…






No Pavilhão dos Desportos também estava a actuar um grupo e moooooontes de crianças a assistir e a dançar!



Eles vivem mesmo este dia ao máximo!

Criança Oyhê…. Oyhê!

Esperança II




Lá continuamos nós a fazer o tratamento diário à Esperança! Já se nota uma evolução enorme. =)



 
Um dia antes do dia da criança resolvemos oferecer uma camisa nova a cada criança da casa da Esperança. Oferecemos uma camisa da Rox a cada menina (3) e uma t-shirt ao menino. Adoraram! 



Também lhes demos um chupa-chupa a cada um e um balão. Nem imaginam a felicidade deles quando viram um balão… Gostaram mais do balão do que a camisa ou do que o chupa!!








 
No dia a seguir, quando chegámos para fazer o tratamento à Esperança a avó dela (a senhora que está sempre presente) tinha uma surpresa para nós. Fez um bolinho para cada uma de nós! Tinha-os dentro de um saco embrulhados numa folha de jornal toda rabiscada pelas crianças. 

 

Não estávamos nada à espera deste gesto mas ficámos super comovidas com esta atitude. Eles, se for preciso não comem durante um dia inteiro, e fizeram um bolo para oferecer a cada uma de nós… Há gestos que marcam…



 
Hoje ficámos super contentes ao ver a ferida da Esperança… Já está quase quase boa!!! Mais uma semanita e já não deve ser preciso fazer o tratamento!! =) =) =)