sábado, 5 de junho de 2010

Criança Oyhê…. Oyhê!

Aqui em Lichinga o dia 1 de Junho é vivido e aproveitado ao máximo.
As crianças anseiam durante o ano todo para que chegue este dia! Neste dia vestem as melhores roupas que têm… Anda tudo louco à procura de roupa nova para os filhotes. 


 (A bela da etiqueta no vestido novo da Mika)


Claro que o que elas procuram são roupas cheias de brilhantes, cetins, folhos, rendas… Ou seja as roupas mais feinhas que podem imaginar! Os miúdos vestem fatos completos, alguns acetinados, convém dizer, e gravatinha a condizer. As miúdas vestem vestidinhos brancos com folhos (tipo os da 1ª comunhão) ou algo parecido.


 Na Escolinha também festejámos o dia da criança com uma festinha para apresentar aos pais. Depois da apresentação das canções os miúdos foram almoçar e no final receberam uma prendinha. Quem tinha mais necessidades (os filhos dos trabalhadores da machamba) receberam umas roupas, umas sandálias e um brinquedinho. As restantes crianças receberam um brinquedo melhorzinho. 



 (A actuação dos meus miúdos...)



Adoraram este dia… Depois das prendas, eu a querer pedir-lhes que formassem uma fila para receberem o sorvete mas qual quê… Mal me ligavam… Andavam loucos com as prendas novas! Tenho deles que dizem o que gostaram mais foi a caneta! (Uma simples esferográfica azul, tipo as da Bic). Como é possível eles se contentarem com tão pouco!





Resolvemos oferecer um saquinho de pipocas e um sorvete a cada criança. A maior parte delas nunca tinha provado sorvetes e nem sabiam como é que comiam…Daí fazerem perguntas brilhantes como “Titia, posso comer isto?” ou melhor ainda “Titia o cone também se come?” Foi lindo.



Foi um dia cansativo mas valeu a pena por ver a alegria destas crianças…

Só um pormenor interessante... "Titia.. tu tás a usar meias de vidro..." eheheh Todos queriam tocar nas minhas meias.. =)



Da parte da tarde eu e a Ana fomos dar uma voltinha por Lichinga! O jardim à frente da nossa casa estava REPLETO de criançada e adolescentes com cestas de piquenique… Mas completamente autónomos, qual adulto a vigiar e orientar qual quê… É o dia deles…






No Pavilhão dos Desportos também estava a actuar um grupo e moooooontes de crianças a assistir e a dançar!



Eles vivem mesmo este dia ao máximo!

Criança Oyhê…. Oyhê!

Sem comentários:

Enviar um comentário